terça-feira, 14 de abril de 2009

O HOMEM NA LUA

[GUIA DOS CURIOSOS]
http://guiadoscuriosos.ig.com.br/categorias/2885/1/o-homem-na-lua.html
O homem na Lua
O primeiro passo na Lua foi dado com um pé tamanho 41. Este era o número da bota azul do astronauta Neil Armstrong, então com 38 anos, o primeiro homem a descer em solo lunar, no dia 20 de julho de 1969, às 23h56min31 (hora de Brasília). O passo foi dado com o pé esquerdo.
Ao pisar na Lua, com o coração batendo 156 vezes por minuto, Neil Armstrong disse a célebre frase: "Este é um pequeno passo para o homem, um gigantesco salto para a humanidade". Calcula-se que 1,2 bilhões de pessoas acompanharam esse momento pela TV no mundo inteiro.
Neil Armstrong e Edwin "Buzz" Aldrin, o segundo astronauta a pisar na Lua, fincaram ali uma bandeira metálica dos Estados Unidos e colocaram uma placa junto à perna do módulo lunar, assinada pelos astronautas e pelo presidente americano Richard Nixon: "Aqui os homens do planeta Terra puseram pela primeira vez os pés na Lua. Julho de 1969 d.C. Viemos em paz em nome de toda a humanidade".
Ao descer em solo lunar, Eldwin Aldrin sentiu uma enorme vontade de fazer xixi. E fez: dentro do traje, reforçado com 21 camadas de tecido, havia uma bolsa para coleta do líquido.
Durante as 2 horas e 10 minutos que permaneceram no mar da Tranqüilidade, a planície escolhida para a alunissagem, os astronautas instalaram um sismógrafo, um refletor de raios laser, uma antena de comunicação, um painel aluminizado (para escudo de radiação solar) e uma câmara de TV. Recolheram 27 amostras de pedras e poeira.
No Museu do Ar e do Espaço, em Washington, está exposta uma pedra da Lua, que os visitantes podem tocar.
Na Terra, a mochila e o traje espacial dos astronautas pesava 86 quilos. Mas, na Lua, o peso era de 14 quilos, por causa da força da gravidade, que deixa tudo 6 vezes mais leve do que na Terra. Como a Lua é menor que a Terra, sua força de gravidade também é menor. Logo, os corpos são atraídos com menos força para a superfície lunar.
O projeto Apolo consumiu 50 bilhões de dólares. A Apolo I explodiu ainda na plataforma de lançamento, matando seus 3 tripulantes, em 1967. A Nasa cancelou as 2 missões seguintes e passou a fazer vôos sem homens a bordo. Somente na Apolo VII os astronautas voltariam ao espaço.
A Apolo XI deixou o Centro Espacial Kennedy, em Cabo Canaveral, no dia 16 de julho, às 9h32. O foguete Saturno levava a Apolo XI, que reunia o módulo lunar (Águia) e o módulo de comando (Columbia). Os 3 tripulantes eram Neil Armstrong, Edwin "Buzz" Aldrin e Michael Collins.
Nada menos que 850 jornalistas de 55 países registraram o acontecimento.
Apolo XI, os soviéticos lançaram a sonda lunar Luna XV, numa tentativa de passar na frente dos americanos e trazer a primeira amostra de material da Lua. A missão não foi bem-sucedida.
O cardápio a bordo da Apolo XI foi salada de frango e molho doce de maçã, mais coquetel de camarão. O alimento era reidratado com uma pistola de água quente. Comiam tudo com colher. No projeto Gemini, que antecedeu o Apolo, o alimento era esguichado na boca através de tubos.
A nave pousou de volta pouco antes de amanhecer do dia 24 de julho - 8 dias, 3 horas e 18 minutos depois de lançada - no oceano Pacífico, perto do Havaí. Temendo algum tipo de contaminação, a Nasa deixou os astronautas de quarentena até o dia 10 de agosto.
Em 1970, Neil Armstrong foi entrevistado pela apresentadora Hebe Camargo, que lhe perguntou: "Tem luar na Lua?".
Cinco outras missões tripuladas à Lua foram realizadas com sucesso pelos americanos. Os soviéticos nunca repetiram essa façanha. Depois dos pioneiros, outros 10 homens pisariam no solo lunar:Novembro de 1969Charles Conrad e Alan Bean (Apolo XII)Fevereiro de 1971Edgar Mitchell e Alan Shepard (Apolo XIV) Alan tinha 47 anos na época. Detém o recorde de ter sido o homem mais velho a pisar na Lua.Agosto de 1971David Scott e James Irwin (Apolo XV)James foi o primeiro dos 12 homens a falecer, em 1991, vítima de uma crise cardíaca. Tinha 61 anos.Abril de 1972Charles Duke e John Young (Apolo XVI)Dezembro de 1972Eugene Cernan e Harrison Schmitt (Apolo XVII)Bateram o recorde de permanência na superfície da Lua: 75 horas.

Nenhum comentário: